Deus eclético

Escrevi sobre meu Deus e um amigo comentou:
“Mas bah! Numa visão tricotomista o ser humano é “corpo, alma e espirito”, porém o texto é um tanto confuso, pois dá a entender formas diversas de espiritualidade, espiritualismo, panteísmo, materialismo, destino, dúvida, ateísmo, ou uma mistura de tudo, ou seja, um ecletismo. Estás te tornando um filósofo e tanto. Kkkkkk”
Isso é uma grande oportunidade para dissecar o comentário, usando o google, até para eu mesmo entender.
Ser tricotomista significa defender que o homem é composto por três partes distintas: o corpo, a alma e o espírito.
-Eu acho que não. Se existirem as três formas, cada coisa a seu tempo.
-Se sou confuso, sou. Mas quem não é? Diria um antigo humorista.
O espiritualismo é uma filosofia que faz parte de qualquer escola ocultista ou religiosa que acredita na existência de espíritos.
A espiritualidade é uma propensão humana a buscar significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível… Alguns já a vem percebendo outros ainda não.
-Esse conceito é um tanto aberto e me parece muito espirituoso.
Para panteísmo vamos à definição: A palavra derivada do grego “pan” (“tudo”), e “theos” (“deus”). Logo, “tudo é Deus”. O Panteísmo é uma crença de que Deus não é o criador absoluto, pois é maior do que isso: ele abrange e compõe tudo, faz parte do Universo e se manifesta na Natureza, pois ambos são idênticos.
-Uma bela e ampla definição ou conceituação. Não entendi tudo, mas gostei!
-Destino eu definitivamente não acredito. Aquela tese de que tudo já está escrito, é muito usada para justificativas. Mas, o que posso afirmar? Nada!
Ateísmo representa a negação categórica da existência de divindades e entidades sobrenaturais, ou seja, da presença de Deus ou de outros deuses no Universo. O ateísmo é o conceito oposto ao do teísmo.
– Ateísta pelas minhas afirmações eu não sou.
– Dúvidas! Quem não tem? È preciso coragem para enfrentá-las. Os questionamentos nos levam em frente, em busca de conhecer, aprender. Gosto da frase: “Só sei que nada sei!” A enigmática frase de Sócrates, diz nada, sobre o tudo!
Ecletismo – concepção filosófica que busca a conciliação de teorias opostas.
– É, talvez, uma tentativa de me autodesculpar pelas contradições.
– Talvez eu esteja fazendo filosofia barata, de boteco. Tudo isso sem beber, o que é muito pior!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima