Papai Noel 2025

Querido Papai Noel.
Faz tempo que não lhe escrevo, aliás, já não me lembro quando foi a última vez. Não sei se vais poder me atender em tudo, pois tenho pedidos bem difíceis, mas vou tentar facilitar sua vida.
– Eu quero minha Calói! Brincadeira barbudinho.
Tenho a lhe dizer, que nesses tempos de violência não é possível deixar a janela aberta. Isso é perigoso e alguém pode entrar e levar tudinho. Deixar sapato na escada, nem pensar, vão levar também. A única chance que tenho é escrever-te uma carta e torcer para ser atendido.
Velho Noel, quero lhe prevenir, não entra nessa de inteligência artificial. Isso é uma coisa sem graça. Sem alma. Sem sentimento. É máquina pura. Lembra Tempos Modernos de Charles Chaplin? Sim, o filme de 1936. Eu sei que já andavas pela Europa visitando criancinhas, com renas de verdade. Nem se falava em aquecimento global, camada de ozônio, “homework”, EAD, jeans, IA muitos menos e outras novidades. Sua roupa era outra. Feita em casa pela mãe, sem marca. Botas de couro, nada de plástico. Não tinhas o patrocínio da coca cola que ajudou cravar a cor vermelha. Talvez nem barba tinhas.
Por favor, não cai nessa de entrar pela chaminé, pelo amor de Deus, há cada vez menos chaminés e, além disso, estão cada vez mais estreitas. Há chaminés contaminadas com radiações perigosas. Sei também que na agitação, comes fast-food, sendo assim, alguns quilinhos acima do peso já dificultam escorregar. Não sei como vais fazer. Talvez faças um acordo com uma tele entrega, ou com o Uber. Mas cuidado.
Papai Noel, há vários outros aplicativos e alguns, inclusive, estão assinando carteira e cumprindo todas as regras da CLT. Pelo menos estão dizendo.
Olha, o mundo não toma jeito. Imagine estamos com duas regiões em guerra. Na Ucrânia e em Israel. O povo gosta de briga, e fala em religião, em paz, mas faz tudo ao contrário.
Bem, eu quero te pedir umas coisinhas, não sei se vais conseguir. Primeiro eu gostaria que ajudasses as crianças para que não sofram no mundo todo. Se for possível, tente fazer esse povo brigão entender que a guerra não é coisa boa. Tu podes ajudar?
Segundo, eu gostaria que aqui no Brasil os políticos parassem de brigar. É fake News de um lado e de outro. Já não aguento mais essas provocações e posições extremistas. Precisamos nos entender e trabalhar para ajeitar as coisas ruins. Sem trabalho e organização nada anda. Nada se ajeita. Precisamos também parar de botar fogo na Amazônia. Estamos destruíndo a nossa casa: o nosso frágil planeta Terra!
Por último quero pedir, são tantas coisas, para que ajudes meu time que não toma jeito no campeonato brasileiro. Isso talvez seja o mais difícil de atender.
Por favor Papai Noel me ajuda. Afinal tudo que pedi, tirando o último, depende basicamente de uma boa conversinha que se resume em três letrinhas: PAZ!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima