Sol de Setembro

Venho através desta mandar-te notícias daqui, da úmida, sombria e triste, pelo menos assim está, cidade de Porto Alegre. Veja só que contradição, se temos alegria até no nome de nossa mui “ LEAL E VALEROSA”, capital da Província de São Pedro.
Quero fazer-te um convite e dizer que apesar de tudo estamos vivos. Já é alguma coisa, ou melhor: é muito! E por isso agradecemos. Sentimos muita a sua ausência. Neste mês, e olha que estamos no fim, poucas vezes mostraste o rosto. Agora, já são quase 11 horas da manhã, e mal e mal começas mostrar um raiozinho de luz aqui e acolá.
Ah! Sim! Não posso esquecer da boa notícia de hoje: Estou providenciando uma comidinha especial. Estás convidado. Comprei uma porção generosa de mocotó congelado e estou preparando. Venha almoçar conosco. Nada melhor que um bom prato de mocotó, com o frio que está, para aquecer o corpo e alma. Vai ter acompanhamento: arroz branco, pão cacetinho, salsinha com ovo cozido picado. Só não tem cebolinha verde, nem alface lisa, que isso não tem para vender no momento. Vou fazer uma saladinha de chuchu cozido.
Mas não termina aí. Tem mais surpresas! Comprei um saco de bergamotas na feira. Sim! Já mataste a charada, a sobremesa depois do almoço vai ser aquela lagarteada no sol, meu amigo, com bergamotas. Nada melhor, nada mais autêntico aqui para nós gaúchos.
Estamos, todos nós, sentido a sua falta. Aliás, onde está o veranico de maio, que não veio este ano? Quem sabe adiaste o veranico por alguns mêses? Mas cuidado, não exagere na mão! Não vais derramar todos seus raios de uma vez só! Eu sei, sei muito bem. Não é culpa tua, nem de São Pedro. É a tal de mudança do clima, o aquecimento global, do qual todo o povo da nossa querida e maltratada Terra dá a sua contribuição.
Também sei, querido e esperado amigo, que estás sofrendo para se mostrar. Acho que estás com vergonha ou sem prática. Mas por favor venha! Não tenha medo. Te esperamos e te saudaremos como: Rei Sol! Claro que vai ter um traguinho antes da bóia, uma cachacinha de Santo Antônio da Patrulha e um vinho tinto autêntico de garrafão, para acompanhar o almoço.
Então. Aceitas o convite?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima